7º ENCOR MOSTROU A FORÇA DO CORRETOR GAUCHO


29.05.2006

Nos dias 25 e 26, Gramado - na Serra gaúcha 700 pessoas participaram do 7º Encontro Regional de Corretores de Seguros, promoção do Sincor-RS.

O evento abriu na tarde de 25, com a feira das seguradoras - numa nova formatação. Logo após, veio a cerimônia de abertura, que contou com as presenças de Robert Bittar, Funenseg, Miguel Junqueira, Sindesergs, Mario Pozza, delegado Sincor-RS Caxias do Sul, Sérgio Petzhold, Sincor-RS, Beto Albuquerque Deputado Federal-PSB/RS.

O primeiro palestrante foi o diretor-geral da Brasdesco Auto/RE, Ricado Saad. "O Relacionamento Seguradora-Corretor". O executivo salientou que é preciso uma agenda conjunta entre Fenacor e Fenaseg para verificar o potencial do mercado do setor de automóvel - que se mantém estável desde 1994, apesar do crescimento da produção da indústria de carros.

O dia 26 começou com a palestra de José Luiz Valente da Motta, executivo da Tókio Marine, e membro da comissão de automóvel da Fenaseg. Ele apontou a estagnação da carteira, em que pese o crescimento da frota brasileira de veículos.

O destaque ficou para a intervenção do corretor gaúcho Ricardo Padilla, que apresentou um estudo sobre seguro para carros usados. Após pesquisa realizada com 1 mil segurados, ficou provado que a maior preocupação é o roubo e não necessariamente a colisão. Padilla lembra que boa parte dos roubos de carros usados são recuperados, e isto não significa prejuízo para as companhias.

CORRETOR

Outro momento importante o painel "Os Caminhos do Corretor de Seguros". O coordenador da ouvidoria do Sincor-RS, César Padilla, apresentou um relatório das atividades e a sistemática de atuação.

O presidente da Funenseg, Robert Bittar, destacou a importância do corretor estudar sempre o assunto seguro, manter-se integrado com a tecnologia, principalmente na internet, respeitar o consumidor, Ter empenho e dedicação e ser ético:

- Não somos "vendedores de seguros" - disse Bittar - mas compradores de risco. Temos de conhecer os riscos de nossos clientes, avaliá-los e procurar uma companhia que os aceite.

SEGURO DE PESSOAS

César Luis Saut, diretor regional da Seguros falou sobre as circulares 302 e 317, que têm provocado polêmica no mercado. Ele explicou à platéia os novos critérios adotados pela Susep no que diz respeito ao seguro de pessoas, levando em conta dados atuariais, tabelas de mortalidade. A seguir, houve uma intensa troca de opiniões entre os debatedores, visto tratar-se de um assunto muito novo e carregado de dúvidas.

ASSOCIAÇÕES

Seguiu-se o painel "Associações de Corretores de Seguros - um Caso de Sucesso", com as participações de corretores de Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Porto Alegre e da Rede Segura. Todos expuseram como nasceram e se desenvolveram as associações destinadas a pequenos e médios corretores de seguros.

O final do 7º Encor foi a tradicional Hora da Verdade, onde seguradores responderam perguntas de corretores. Houve uma intensa troca de idéias, proveitosa para todos.

O presidente do Sincor-RS, Sérgio Petzhold, destacou:

- Ficou provado, mais uma vez, que a grande solução para os corretores é a união. Somente assim poderemos enfrentar as dificuldades de uma concorrência desleal. Creio que o 7º Encor foi mais um passo nesse sentido.

O evento contou com os patrocínios de: Mapfre, MetLife, Funenseg, MBM, Marítima, Confiança, HDI, Sistema Integrado Automotivo, , Tókio Marine, Sul América, Indiana, Unimed Seguros, Seguros e Previdência, Porto Seguro.

COOPERATIVAS

Entre as atividades paralelas do 7º Encor/RS esteve a primeira reunião de Cooperativas de Crédito de Corretores de Seguros. Foram relatadas experiências, cases específicos e apresentadas soluções que poderão ser usadas por todos. O Credicor-SP anunciou que vai implantar sistema de certificação digital para seus associados.

Estiveram presentes:

Credicor-RS - Sérgio Alfredo Petzhold, Leandro Bahnert, Celso Vicente Marini;

Credicor-SC - Ari Leandro Gonçalves;

Credicor - ES - José Rômulo da Silva;

Credicor-GO - Marcos Mariath Rangel, Jair Cunha, José Antônio de O Júnior e Marcos Arruda;

Credicor-SP - Mário Sérgio de Almeida Santos, Luiz Ioels e Paulo Ciardella

Credicor-PR - Artur Oscar Nogueira Hoff e Pedro Eyng.


CERTIFICAÇÃO

A Fenacor esteve presente no 7º Encor com técnicos que os profissionais sobre como devem proceder para obter a certificação. O serviço pode ser requisitado através do link disponível no site da federação (www.acfenacor.com.br). A repercussão foi excelente, com dezenas de corretores buscando informações sobre o tema.


.............................


Assessoria de Imprensa do Sincor-RS

Jornalista responsável: PAULO BURD Registro profissional DRTE/RS n.º 4075

Fone: (051) 9999 0065; e-mail: pauloburd@terra.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa do Sincor-RS
Data: 29/05/2006