CORRETOR AJUDA O BANCO A VENDER SEGUROS...


05.04.2006

Tenho ouvido muitas reclamações, sobre a concorrência "desleal" dos bancos na venda de seguros.


Esse assunto é constantemente discutido nas Reuniões da Rede Segura, onde diversas opiniões são levantadas, relatos de concorrências absurdas, reclamações, e na maioria dos casos, o principal banco citado é sempre o mesmo.


Não adianta...temos de admitir, pela estrutura comercial, cadastros, pontos de venda e outras vantagens os bancos ganham em escala de preço.


Me perguntei : O que posso fazer para diminuir isso? Sozinho ? Isolado ?


Com certeza pouco, mas muito pouco mesmo...


Um fato interessante que ocorreu na Rede Segura foi o seguinte: temos uma mensalidade que é cobrada via boleto dos associados, como toda entidade temos uma conta bancária para as despesas, emitimos cheques, etc... Um dia nos damos conta, de algo absurdo ! A conta bancária da Rede, os boletos, cheques e tudo mais, era do NOSSO PRINCIPAL CONCORRENTE BANCÁRIO !


Diariamente perdiamos cotações para esse banco e o que é pior diariamente pagavamos taxas para ele, divulgamos seu nome de forma indireta através de nossas cobranças, de nossos cheques, etc...


Tomamos uma atitude consciente, mudamos para um banco que não é nosso concorrente, no nosso caso mudamos para o CREDICOR-RS (Cooperativa de Crédito dos Corretores de Seguros do RS).


Agora me pergunto: Quantos de nós temos conta corrente, aplicações e cartões de nossos concorrentes ? Quanto dinheiro os 50.000 corretores do Brasil pagam aos bancos ?


Quantos de nós pensam em qual banco terão suas contas, onde irão movimentar o dinheiro de suas comissões, levando em consideração se esse banco é ou não um concorrente direto de seu negócio ? Quantos de nós tiveram o prazer de falar para seu gerente que esta encerrando a conta por causa da concorrência que ele faz? Quantos de nós prestigiam as Cooperativas de Crédito de Corretores de Seguros de sua cidade ou estado ?


Quando selecionamos o banco que emitirá as faturas de nossos clientes, quem leva em consideração privilegiar um banco não concorrente? Sendo, que sinceramente, não sei se existe ainda, algum banco que não seja nosso concorrente, além das cooperativas que não operem com seguros. Mas sei de alguns bancos menos ?agressivos?.


E aonde estão as nossas lideranças, nacionais e estaduais, que não estimulam a divulgação dos bancos "amigos"?


Existem hoje 50.000 corretores no Brasil movimentanto, junto aos seus principais concorrentes, desleais, aproximadamente, R$ 5 bilhões de reais por ano só em comissões. Será que com a nossa união, não faríamos a diferença? Será que gerente da sua agência, vai estar interressado em vender seguros se começar a perder correntistas (nós corretores e nossos clientes) ? Não me iludo, acreditando que apenas uns poucos corretores farão a diferença no lucro bilionário do setor bancário, mas unidos...


Geison Cioato
GSM Corretora
Caxias do Sul - RS

Simão Bulla
Bulla Corretora
Flores da Cunha - RS


Fonte: SEGS.COM.BR: Geison Cioato
Data: 05/04/2006