Nomeado novo presidente da Fenacor


23.08.2007

Roberto Barbosa é o novo presidente da Fenacor. Ele foi escolhido por unanimidade pela diretoria da entidade para substituir a Armando Vergílio dos Santos Junior, que deixou a presidência após ter sido nomeado pelo Governo Federal para o comando da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Roberto Barbosa, que já havia presidido a federação na década de 80, diz que a Fenacor irá agir em sinergia com outras entidades do mercado e em sintonia com os sindicatos estaduais da categoria visando a colaborar no que for possível para que a gestão de Armando Vergílio na Susep seja marcada pelo êxito: “é a primeira vez que um homem do mercado, um executivo de sucesso, assume o comando do órgão regulador. Isso é motivo de orgulho para todo o mercado e devemos colaborar no que for possível”, destaca Roberto Barbosa.

Ele se diz certo de que Armando Vergílio vai utilizar a experiência obtida em mais de 20 anos de mercado para realizar uma grande gestão na Susep, com a adoção de modernas técnicas de governança corporativa.

Na visão de Roberto Barbosa, essa bagagem acumulada por Armando Vergílio também será fundamental para que se possa atingir as metas de fortalecimento do setor de seguros e de duplicação da fatia correspondente a esse mercado no PIB, hoje na faixa de 3%, nos próximos quatro anos. O ponto de partida, receita Roberto Barbosa, deve ser a defesa dos interesses do consumidor, com ênfase na transparência e no diálogo franco, aberto e direto entre todos os atores desse mercado: “o consumidor deve ter acesso a todas as informações sobre as condições contratuais, coberturas e benefícios”, observa o novo presidente da Fenacor.

No tocante aos corretores de seguros, Barbosa entende que deve haver equilíbrio e cuidado no sentido de não se criar falsas expectativas: “o superintendente da Susep é uma autoridade reguladora com visão e atuação macro. Seria insensato esperar dele qualquer tipo de particularização”, alerta Barbosa.


Data: 23.08.2007 - Fonte: CQCS